TIPOS DE DESVIADO SEGUNDO A BIBLIA

TIPOS DE DESVIADOS SEGUNDO A BÍBLIA

1Co 10.12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.
Hb 2.1 - Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos
delas.

Entre os crentes, o conceito popular deste assunto é que desviado é o crente que ausenta-se de vez da igreja, do templo, dos cultos e demais reuniões promovidas pela igreja. Mas a luz das Escrituras, o assunto é bem mais abrangente como veremos a seguir.

1. O desviado da fé em cristo. O desviado da fé em Cristo está morto espiritualmente
1Tm 6.10 - Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

1Tm 1.5 - Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
6 - Do que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas,

Pv. 30.8 - afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção
Acostumada;
9 - para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus.

2. O desviado da doutrina Bíblica. É o desviado da lei divina; dos ensinos do Senhor, segundo o que está revelado na palavra de Deus.

Sl 119.51 - Os soberbos zombaram grandemente de mim; apesar disso, não me desviei da tua lei.
21 - Tu repreendeste asperamente os soberbos, amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos.
118 - Tu desprezas a todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.
2Pe 2.21 - Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.

3. O desviado da congregação – Este tipo de desviado ausenta se do templo aos poucos, e por fim ausenta-se de vez, sem razão que justifique isso. Igual o filho pródigo.
Hb.10.25 - não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto
vedes que se vai aproximando aquele Dia.
Sl 84.10,

4.O desviado dos irmãos na fé – este tipo de desviado vem aos cultos da igreja, mais afasta-se dos irmãos, não fala com eles, não comunga com eles e fala mal deles. Ele não deixa a igreja mais não se integra com os irmãos. At 10.28; 11.3 e Gl 2.12

5. O desviado de Deus – É este o estado que se encontra a humanidade ímpia e incrédula em geral é quando o homem esta totalmente longe de Deus.

2Cr 15.2- O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.







Pr. Erasmo